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Kotlin com Android Crie aplicativos de maneira fácil e divertida

Kotlin com Andriod: Crie Aplicativos de maneira fácil e divertida


A linguagem Kotlin vem ganhando cada vez mais destaque no cenário do desenvolvimento de aplicativos. Projetada para ter uma interoperabilidade total com código Java, Kotlin tem sido a primeira escolha na criação de aplicativos Android, sendo multiparadigma e multiplataforma. Trata-se de uma linguagem moderna, concisa e poderosa, oferecendo segurança, clareza e suporte a ferramentas de alta produtividade.

Neste livro, Kassiano Resende apresenta a linguagem Kotlin tanto para quem já conhece Java ou não, com uma didática prática e divertida. Você verá todos os passos necessários para construir e publicar na Play Store aplicações mobile em Kotlin, no ambiente de desenvolvimento Android Studio. O escopo das aplicações apresentadas no livro vai além das funcionalidades da linguagem, com a utilização de banco de dados, acesso a APIs REST e funcionalidades dos smartphones, como notificações, acesso à galeria de imagens, câmera e localização através de GPS.

Saiba o que você vai aprender

Sumário
1 A linguagem Kotlin
1.1 Um breve histórico
1.2 Interoperabilidade, como assim?
1.3 Uma linguagem concisa
1.4 Livre-se das referências nulas
1.5 Resumindo

2 Programando em Kotlin
2.1 Conhecendo o Try Kotlin
2.2 Inserindo comentários no código
2.3 Definindo variáveis val e var
2.4 Tipos de dados
2.5 Estruturas de decisão
2.6 Estruturas de repetição
2.7 Funções
2.8 Orientação a Objetos
2.9 Resumindo

3 Configurando o ambiente de desenvolvimento
3.1 Android Studio
3.2 Configurando o SDK
3.3 Primeiro projeto: Hello World
3.4 Criando um emulador Android
3.5 Executando o projeto
3.6 Habilitando o Auto Import
3.7 Resumindo

4 Anatomia da plataforma Android
4.1 Activities
4.2 Acessando recursos - Classe R
4.3 Views - Componentes visuais
4.4 Resumindo

5 Primeiro projeto - Cálculo da aposentadoria
5.1 Fase de planejamento
5.2 Criando o projeto
5.3 Criando uma Activity
5.4 Criando o layout da Activity
5.5 Programando a lógica
5.6 AndroidManifest
5.7 Resumindo

6 Lista de compras
6.1 Planejamento
6.2 Criando o projeto
6.3 Criando o layout
6.4 Programando o aplicativo
6.5 Pequenas melhorias
6.6 Removendo um item da lista
6.7 Resumindo

7 Lista de compras 2.0
7.1 Planejamento
7.2 Criando uma nova Activity de cadastro
7.3 Personalizando a ListView
7.4 Criando a classe de dados
7.5 Customizando o adaptador
7.6 Cadastrando itens
7.7 Exibindo itens cadastrados
7.8 Somando os itens da lista
7.9 Acessando a galeria de imagens
7.10 Resumindo

8 Persistência de dados com SQLite
8.1 A biblioteca Anko SQLite
8.2 Criando o banco de dados
8.3 Inserindo dados no banco de dados
8.4 Selecionando registros do banco de dados
8.5 Removendo um registro
8.6 Atualizando um registro
8.7 Resumindo

9 Calculadora de Bitcoin
9.1 Planejamento
9.2 Componentizando o layout
9.3 API de dados - Mercado Bitcoin
9.4 Buscando os dados da API
9.5 Efetuando o cálculo de conversão
9.6 Resumindo

10 Notificações, permissões, localização e publicação
10.1 Notificações
10.2 Solicitação de permissões
10.3 Localização por GPS
10.4 Publicação na Play Store

11 Conclusão



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